Grupo 1
Grupo 1
Primeiro Aluguel

Primeiro Aluguel

1 de Junho de 2016

Vistos aprovados, passagens compradas, aquele sorriso no rosto e então, chega o momento crítico de tomar mais uma decisão importante: já devo alugar um apartamento/casa em Vancouver ainda estando no Brasil? Fazendo as contas, pagar um aluguel é certamente mais econômico do que bancar os gastos de um hotel ou outro tipo de acomodação temporária para recém-chegados; por isso, a ideia de já tentar alugar um lugar ainda no Brasil pode parecer muito atrativa. No entanto, essa pode não ser a melhor solução e nem o melhor custo-benefício.

Primeiramente, não será muito fácil fechar um contrato de aluguel sem estar na cidade, pois isso não dependerá somente da sua decisão. Não basta apenas você querer alugar o local, o administrador do prédio (conhecido como manager, que é, muitas vezes, contratado de uma empresa terceirizada) precisa aceitar ou escolher você, dentre outros interessados, como locatário; e para isso é fundamental que o manager lhe conheça pessoalmente.

shutterstock_1461163461

 

Seria difícil sim, mas não posso dizer seria impossível alugar um lugar ainda estando no Brasil. Então vamos dizer que você conseguiu quebrar essa primeira barreira e tem a oportunidade de fechar um contrato de aluguel em um site como o Craigslist, por exemplo. E aí você se pergunta: existem bons negócios ou golpes no Craigslist? SIM para a primeira opção e SIM também para a segunda opção! E é exatamente por isso que eu não recomendaria fechar um contrato de aluguel por um site desses sem antes ao menos visitar o local. É preciso verificar se o local existe de fato, se as fotos do anúncio correspondem à realidade e as condições em que o apartamento/casa se encontra. Vale ressaltar ainda que sites como o Craigslist não se responsabilizam por nenhum tipo de negocio fechado entre os usuários. Então sem a chance de poder conferir se as informações de aluguel são verdadeiras e sem a quem recorrer no caso de um golpe, seria arriscado fechar um negócio ainda no Brasil.

O que fazer então?

Minha sugestão é incluir no seu planejamento o custo de uma moradia temporária para os seus 15 à 30 primeiros dias no Canadá. Você pode escolher um hotel, hostel, ficar com uma host family ou alugar um quarto pelo Airbnb (site de aluguel temporário de quartos/casas); enfim, o que quer que agrade seu gosto e seu bolso!

Vou contar um pouco da minha experiência nesse processo do primeiro aluguel, que foi uma experiência com pontos positivos e alguns aprendizados pelo caminho. Então vamos lá...

Ainda no Brasil

Eu e meu esposo optamos por alugar um basement, com quarto e banheiro privado, pelo Airbnb, incialmente por 10 dias para que pudéssemos visitar alguns apartamentos e então fechar um contrato de aluguel. Um dos pontos positivos dessa escolha é que nos sentimos muito seguros em fechar o quarto ainda estando no Brasil, já que o pagamento só é liberado pelo site após a sua chegada no local. Além disso, foi excelente ser recebido em Vancouver por uma família canadense, que para nossa sorte era uma família muito bacana. Eles nos deram muitas dicas sobre o que fazer em Vancouver, as melhores áreas para se morar e até sobre entrevistas de trabalho.

Explorando Vancouver

Durante esse período de 10 dias, nós aproveitamos para conhecer bem a cidade; explorar o que cada bairro de Vancouver oferece em relação à serviços, lazer, e transporte público e assim poder decidir em qual área gostaríamos de morar. Por mais que você leia sobre Vancouver, só mesmo estando aqui para sentir qual bairro preenche suas expectativas e necessidades.

A casa da família onde estávamos hospedados ficava em uma região mais afastada do centro, um local só de casas, bem tranquilo e seguro. Apesar de achar o lugar maravilho assim que chegamos, em pouco tempo percebemos que aquela região não funcionaria para nós, pois não pretendíamos comprar um carro tão cedo e somos um casal que gosta de sair à noite, de ir em restaurantes e fazer programas sem muito planejamento, o que ficava muito difícil em uma área mais residencial onde tudo fecha relativamente cedo. Percebemos então que mesmo tendo um custo mais elevado, o ideal para nós seria morar na área de Downtown.

Procurando o Apartamento Ideal

Limitando a área de Vancouver na qual você gostaria de morar, torna tudo um pouco mais fácil e objetivo. Agora sim, a partir desse momento os sites de busca de aluguel se tornam úteis. Nós utilizamos tanto o Craigslist como também sites de empresas de aluguel, por exemplo a Hollyburn Properties ou Gateway, para agendar visitas nos locais desejados. Mas preciso confessar que o método mais eficiente que encontramos foi andando pelos bairros e ligando nas placas de anúncio de aluguel que estão fixadas nos prédios.

Uma realidade importante a ser falada aqui é que essa procura pode não ser tão simples assim. Nós enfrentamos algumas dificuldades durante esse processo de busca do apartamento, o que fez com que tivéssemos que renovar nossa estadia na casa da família para mais alguns dias. Uma das dificuldades foi em encontrar apartamentos disponíveis devido a época do ano em chegamos; era o final do verão e início do ano letivo, então a procura por aluguel nesse período estava bem alta, o que fez com que algumas de nossas visitas fossem desmarcadas pelo motivo do local já ter sido alugado. Além disso, o fato de que ainda não estávamos empregados acabou sendo decisivo para alguns locais não aceitarem nossa aplicação.
Depositphotos_45934253_l-2015-300x2251

 

Fechando Contrato

Se você ainda não tiver um emprego, alguns apartamentos podem fazer um acordo de um pagamento de aluguel adiantado como garantia, mais o pagamento do aluguel do mês e o depósito de segurança. Esse depósito de segurança, normalmente no valor da metade do aluguel, é pago apenas uma vez e devolvido no final do contrato, caso não haja danificação do imóvel. A maioria dos contratos tem a duração de um ano e caso o locatário queira quebrar o contrato antes do tempo, existe uma multa a ser paga. Fora isso, não tem muita burocracia para conseguir fechar um contrato de aluguel em Vancouver, e foi exatamente assim que fechamos nosso primeiro aluguel.

Dicas

Vou deixar aqui algumas dicas básicas para quem está nesse processo da procura de um lugar para alugar:

- Conheça os bairros antes de fechar qualquer contrato, lembre-se que você terá que se comprometer com um contrato de um ano. Certifique-se de que aquela é uma região boa para você e sua família. Se você não pretende comprar um carro, é importante morar perto de supermercados, farmácias, centro comerciais e com fácil acesso ao transporte público. Leve isso em consideração também e não apenas o valor do aluguel.

- Na sua visita ao local, converse bastante com o manager para que ele possa conhecer um pouco sobre você e suas intenções como morador, isso pode te ajudar a ser escolhido caso tenham outras pessoas interessadas no local. Em algumas visitas, nos perguntaram se daríamos festas ou se receberíamos muita gente em casa; depois disso, passei a deixar claro que estávamos aqui para trabalhar e estudar e que não nos enquadrávamos nesse tipo de “moradores festeiros”.

- Para comprovar que você pode bancar o aluguel mesmo ainda não tendo emprego fixo, mostre extratos bancários, e no caso dos estudantes, inclua a carta de aceitação do College. Alguns lugares pedem referência do último local em que você morou, no nosso caso, incluímos como referência a família com quem passamos as primeiras semanas aqui e foi um ponto positivo poder ter essa referência canadense.

Boa sorte para todos que estão fechando o primeiro aluguel e sejam muito bem-vindos à Vancouver!

Maythe Panar

Facebook Comments
Categorias
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTACT
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
SOCIAL NETWORKS
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist