O tão popular Parent and Grandparent Program (PGP) poderá ser reaberto em 2015. Este programa possibilita cidadãos canadenses e residentes permanentes aplicarem para o Sponsor (patrocínio) dos pais e avós estrangeiros, tornado-os Residentes Permanentes do país.
Em janeiro deste ano, foram aceitas 5.000 aplicações e o número foi alcançado em apenas 3 semanas, consequentemente encerrando a edição de 2014 do programa.
O Governo do Canadá pretende reabrir o PGP em 2015, mas ainda não foi divulgado em qual periodo do ano. O governo também não indicou se serão feitas modificações aos critérios de elegibilidade do programa.
Aos que possuem o interesse em aplicar para o Programa, uma dica útil é deixar toda a documentação relevante, baseada na última edição, pronta para a aplicação. Por conta do grande número de aplicações em janeiro deste ano, quem esperar a reabertura para reunir os documentos, sairá em desvantagem.
Os que tiverem suas aplicações bem-sucedidas, irão receber o status de residente permanente canadense e poderão aplicar para a cidadania canadense após o cumprimento dos requisitos de residência.
Para ser elegível ao Parent and Grandparent Program o patrocinador, o patrocinador deverá cumprir uma série de requisitos, entre os principais estão:
- O patrocinador deve ser um cidadão canadense ou residente permanente;
- Ter no mínimo 19 anos de idade;
- Análise da renda do patrocinador pelo CRA (Canada Revenue Association) para comprovar estabilidade financeira no Canadá durante os últimos 3 anos;
- Se for casado ou em um relacionamento da lei comum, a renda de ambas as pessoas podem ser incluídos;
- O patrocinador deverá assinar um termo de compormisso, onde relata que será responsável financeiro do patrocinado e de qualquer dependente do mesmo, caso houver, por um período de 20 anos, se necessário. No caso dos residentes em Quebec, será assinado um termo adicional, de acordo com as leis da região;
- Pais e/ou avós diagnosticados com alguma enfermidade que custará um alto valor ao Governo Canadense não serão elegíveis ao programa.
Aos que desejam ter os seus Pais e Avós no Canadá, o Governo ainda oferece uma outra oportunidade, o chamado Super Visa. Ele NÃO dá o direito à Residencia Permanente, mas permite que os parentes recebem um visto de múltiplas entradas com validade de até 10 anos e podendo permanecer no país por um período de 2 anos consecutivos, sem a necessidade de extensão.
Não confunda o Super Visa com o Visto de Turista normal, o qual permite a pessoa permanecer no país por até 6 meses.
Entenda melhor sobre o Super Visa aqui: http://www.immi-canada.com/blog/conhea-parent-grandparent-super-visa/