Grupo 1
Grupo 1
E você, está preparado para fazer um intercâmbio?

E você, está preparado para fazer um intercâmbio?

30 de Maio de 2016

E então bate aquela vontade de fazer um intercâmbio! Não importa qual a sua idade, se pretende viajar para estudar sozinho ou acompanhado de alguém, se já tem data prevista de embarque ou apenas começou a pensar no assunto. Quando se está neste caminho, é sempre recomendado que antes de tomar uma decisão definitiva, sejam feitas algumas perguntas para si mesmo. Calma... antes de sair falando sozinho por aí, permita-nos explicar melhor.

Este é um exercício que propomos para você refletir sobre as etapas que o levarão a realizar este projeto com sucesso (um verdadeiro sonho, para muitos!).  A intenção é lhe ajudar a se preparar melhor para o que está por vir. E não é somente isso: auxiliar também nas escolhas que fará durante todo o seu planejamento, do início ao fim, pode acreditar!

Por isso, vamos fazer algumas perguntas para você, e na sequência já trazemos alguns aspectos que devem ser considerados durante a sua reflexão sobre os temas. Com certeza, se não pensar nessas questões, alguém em algum momento vai te perguntar, então esteja preparado. É rápido, prático e você só tem a ganhar... vamos lá?

O que eu vou ganhar fazendo um intercâmbio?

Neste instante entra a palavrinha mágica “objetivo”. Melhorar os seus conhecimentos em outro idioma, aprender convivendo com pessoas de culturas diferentes, fazer novos amigos, enfim, motivos é que não faltam, certo? Responder a esta pergunta é ainda entender um pouco mais quais são os aspectos que realmente te motivam a encarar os desafios que virão pela frente, e refletir inclusive o que no futuro poderá ficar como legado, como um diploma ou quem sabe até um amor!

Qual é o país de destino ideal?

Há pessoas que respondem este questionamento sem titubear, mas também há quem fique na dúvida. O que no primeiro momento parece fácil decidir pode não ser posteriormente, pois existem importantes questões envolvidas, inclusive a respeito da pergunta que vem logo abaixo, e trata do tema “custos”.

Nesta fase é importante correr atrás do sonho e entender os motivos que o levam a escolher esse determinado país, bem como o que terá que ser feito para alcançar este objetivo. Quais são os cursos que quero fazer? Qual o local que devo melhor me adaptar? Eu quero conhecer mais praias ou museus? E as perguntas não param!

Contas - editado

Quanto eu vou precisar investir neste intercâmbio?

É chegada a hora de fazer contas. Neste momento é preciso ser realista e adaptar o valor disponível ao que se pretende fazer, ou vice-versa. Nesta etapa, geralmente também se planeja os prazos para a realização do intercâmbio. É bom avaliar se será preciso esperar mais algum tempo para conseguir aumentar as economias da poupança, ou se já é tempo de colocar em prática este intercâmbio.

Além de questões como a escolha do curso que se pretende fazer, é preciso considerar itens como, por exemplo, quais os custos de estadia no país (homestay, apartamento, hotel, casa de amigo), o transporte considerando tanto as passagens aéreas quanto a locomoção (carro, transporte público); a documentação e comprovações exigidas para o visto, o valor do câmbio, entre outros aspectos. Pensou? Então é bom ir incluindo tudo na planilha!

Qual o meu tempo disponível para planejar toda a viagem?

Fique tranquilo, pois é normal que ao fazer perguntas, surjam mais perguntas! Este exercício de se questionar vem junto com a necessidade de fazer pesquisas. Isso exige que seja reservado um determinado tempo para obter informações de credibilidade, aprender com as experiências de outros intercambistas ou profissionais que atuam com esta área (existem muitos blogs com os relatos).

É necessário buscar de fontes confiáveis e que te ajudem, não atrapalhem. Há pessoas que optam por fazer essa parte por conta própria, ou contam com o auxílio de familiares e amigos. O mercado também disponibiliza como alternativa as consultorias especializadas que tratam de serviços gerais de intercâmbio ou específicos, como a parte de visto e documentações ou cursos no exterior.

Eu estou aberto para viver novos desafios?

Tomar uma decisão importante nunca é tarefa muito fácil, imagine decidir diversas coisas ao mesmo tempo. Aí começa o desafio, que tem início desde as primeiras ideias e comentários com as pessoas mais próximas, e vai até o desembarque na volta do intercâmbio (isso se você não se apaixonar pelo outro país e decidir morar em definitivo!).

Independente da situação é preciso sempre ter em mente que fazer um intercâmbio é estar aberto para o novo, a troca de conhecimentos e experiências, e ganhar memórias que podem durar pelo resto da vida. Por isso, recomendamos que você faça sim muitas perguntas, pesquise, leia sobre o lugar que pretende conhecer, o seu povo e busque referências confiáveis para que tenha sucesso ao alcançar o seu objetivo de vida.

Extra, extra!!! Separamos ainda algumas dicas extras para você pensar também e aumentar suas chances de se dar bem no seu intercâmbio:

- Como é o clima do país e em qual estação do ano se pretende viajar tem impacto no planejamento, pois se você chegar a um lugar no período em que há neve, por exemplo, tem que considerar que precisará de roupas especiais de inverno.

- Qual é o seu nível do idioma do país de destino? Se você pretende fazer um curso de línguas, é legal ter pelo menos uma noção básica para se comunicar no aeroporto, na rua ou com os colegas de sala de aula. Mas se pretende ingressar em um curso específico, como profissionalizante ou pós-graduação, verifique o nível do idioma que você precisar ter para ser aceito.

- Leia um pouco sobre as leis do país, como por exemplo, se você pode consumir bebida alcoólica na rua, evitando assim passar por uma situação difícil perante as autoridades locais.

- Planeje algumas atividades que não podem estar fora de seu roteiro (esquiar, surfar, visitar um museu, conhecer um parque de diversões, assistir um show). E saiba que em muitas cidades há programações gratuitas que podem garantir muita diversão sem necessariamente aumentar seus gastos.

É isso: faça perguntas, pesquise, acredite no seu sonho... e tenha uma boa viagem!

Facebook Comments
Categorias
Siga-nos!
120 mil
likes
+600
seguidores
53 mil
seguidores
13,9 mil
inscritos
+20 mil
cadastrados
Grupo 1
CONTACT
contact@immi-canada.com
VANCOUVER: +1 (604) 684-0530
SOCIAL NETWORKS
Caminho 139
cartmagnifiercrosslist