Com melhorias e novos critérios de elegibilidade, o programa oficial estará de volta a partir do dia 02 de Janeiro de 2014 e promete reduzir o tempo de análise e processamento dos vistos.
Desde 2006 o país tem registrado os maiores índices de imigração, tanto para estudo quanto para trabalho, sendo eles permanentes ou temporários. Anualmente o país recebe um grande número de inscrições de pais e avós para imigrarem ao Canadá, e desses inscritos, muitos ainda aguardam uma resposta do seu processo.
Entre os anos de 2012 e 2013, o CIC estima receber 50 mil pais e avós como residentes permanentes no país. Essa será considerada a maior admissão de imigrantes dos últimos 20 anos, sendo esse número esperado também no próximo ano.
Assim, pensando na união da família e na aproximação dos laços, o Ministério da Imigração do Canadá (CIC) reabrirá o Parent and Grandparent Sponsorship (PGP), visto que permite que os pais e avós de pessoas que já estão no Canadá venham ao país como residentes permanentes.
A nova estrutura do Parent and Grandparent Sponsorship disponibilizará inicialmente 5.000 vagas para o programa. Essa limitação evitará longas esperas e agilizará a análise das aplicações. Os novos critérios para qualificação garantem que os patrocinadores tenham reais condições para manter os pais ou avós no Canadá.
As exigências:
- O patrocinador deve ser um cidadão canadense ou residente permanente;
- Ter no mínimo 19 anos de idade;
- Aumento de 30% da renda mínima exigida no antigo programa;
- Análise da renda do patrocinador pelo CRA (Canada Revenue Association) para comprovar estabilidade financeira no Canadá durante os últimos 3 anos;
- Pais e/ou avós diagnosticados com alguma enfermidade que custará um alto valor ao Governo Canadense não serão elegíveis ao programa.
Fonte: http://www.cic.gc.ca/english/department/media/backgrounders/2013/2013-05-10b.asp