A Canadian Federation of Independent Business - CFIB (Federação Canadense de Empresas Independentes) solicitou a Ottawa a substituição do polêmico Programa de trabalhadores estrangeiros temporários, para um visto que poderia fornecer um caminho para residência permanente aos trabalhadores estrangeiros de nível de entrada – Os que não possuem experiência e/ou formação (entry-level employees).
De acordo com o relatório divulgado pela organização neste 01 de Dezembro de 2014, ela está propondo a Introdução ao Canadá Visa que iria abordar a escassez de trabalho para as pequenas empresas.
Presidente e CEO do CFIB, Dan Kelly, diz que o programa trabalhador estrangeiro temporário foi legitimamente criticado por usar TFWs para preencher as necessidades do mercado de trabalho permanentes.
Ele acrescenta que para as pequenas empresas seria muito melhor contratar trabalhadores permanentes, mas o sistema de imigração não permite a contratação de pessoas com habilidades entry-level. A economia canadense precisa de trabalhadores em todos os níveis de habilidade, diz Dan.
O novo visto proposto pelo CFIB daria aos trabalhadores estrangeiros em categorias de nível básico a oportunidade de trabalhar com um empregador por dois anos como um passo em direção definida à residência permanente.
O presidente da organização diz também que no âmbito das propostas de qualquer empresa que pretenda contratar um trabalhador estrangeiro entry-level teria que empregar um funcionário canadense, com o mesmo salário.