O Canadá não é apenas o Segundo melhor país do mundo, ele também está entre os dez menos corruptos, segundo o Transparency International’s Corruption Perceptions Index de 2015. Deixando até os EUA para trás.
Canadá atingiu 83 pontos em uma escala de zero a 100, sendo zero o mais corrupto e 100 o menos corrupto – o que demonstrou uma melhoria, comparada aos relatórios de 2013 e 2014, ficando na nona posição nesta última pesquisa.
Os 10 países que conquistaram as melhores colocações no ranking foram, em grande parte, concentrada na Europa Ocidental. A Dinamarca conquistou o primeiro lugar, seguida da Finlândia, Suécia, Nova Zelândia, e Holanda e Noruega empatadas no quinto lugar.
O bom posicionamento de um país na lista, não significa que ele esteja isento de corrupção. A Suécia, por exemplo, ficou em terceiro lugar no índice, mas uma empresa estatal está enfrentando acusações de milhões de dólares em subornos.
O relatório é baseado nas opiniões de especialistas da área a nível mundial. Este ano, o número de países que tiveram um resultado melhor que o anterior, foi maior que os que perderam posições.
Apesar das melhorias positivas, o índice alega que a escala da corrupção mundial é enorme. Cerca de 68% dos países do mundo "tem um sério problema de corrupção", sendo que metade dos países que pertencem so G20 estão entre eles.
Os países que tiveram um posicionamente pior que na última pesquisa foram Austrália, Brasil, Líbia, Espanha e Turquia. Os países mais corruptos do índice foram a Coreia do Norte e Somália – marcando apenas 8 pontos na escala de 100.
Os dez países menos corruptos do mundo:
Os dez países mais corruptos:
Texto/Tradução/Adaptação: Immi Canada – É proibida a cópia parcial ou total, e divulgação sem autorização prévia.
Fonte de Pesquisa: http://www.vancitybuzz.com/2016/01/canada-least-corrupt-country-world/